Chat no mensseger

14 de jul de 2011

Vitória contra o Internacional dá 1/3 do título ao Timão

Falar em título brasileiro com menos de dez rodadas disputadas parece uma insanidade. Mas, ao conquistar 22 dos 24 pontos, com um aproveitamento de quase 92%, o Corinthians faz seu torcedor vislumbrar – e muito – essa conquista. E, segundo os matemáticos, a possibilidade é real e já pode ser até notada.

Tanto que, se vencer o Internacional nesta quinta-feira, no Pacaembu, a equipe de Tite já terá alcançado um terço da pontuação necessária para
garantir o caneco. É isso mesmo!. Segundo os especialistas em projeções matemáticas, é impossível perder o título aquele que fizer os 76 pontos.

Se triunfar sobre o Colorado, o Timão chegará a 25 pontos. Ou seja, já terá conquistado um terço do número considerado impossível de ser igualado por um segundo clube na corrida pelo título da competição.

– Quem fizer 76, vai terminar com a média de dois pontos por jogo. O Brasileirão é o campeonato mais difícil do mundo por ter muitos clubes que brigam pelo título e não tem possibilidade razoável de dois deles chegarem ao final com essa média de dois pontos. Isso é realmente se destacar da boiada, é ser campeão, independentemente dos outros – explicou Tristão Garcia, ao LANCENET!.

Em termos de percentual, os três pontos diante dos gaúchos, então, fariam com que 32,9% da caminhada corintiana rumo ao quinto título esteja devidamente concluída. Detalhe: em apenas nove rodadas. O que representa menos de um quarto de toda a competição, que tem 38 jogos.

– Claro que a gente acompanha e vê a tabela toda. O projeto é o próximo jogo. A dimensão do Campeonato é muito forte. Eu projeto o próximo jogo – afirmou o técnico Tite.

Mesmo se não levar em consideração o confronto de hoje, com o Inter, é possível dizer que o Corinthians já tem o melhor início dos pontos corridos. Em 2008, o Flamengo fez 22 pontos em nove jogos. Agora, com apenas oito partidas, a equipe de Tite já obtém a mesma pontuação. Ou seja, com um percentual bem superior à equipe rubro-negra.

COM A PALAVRA

Tristão Garcia, matemático faz as contas ..

"Essa pontuação do Corinthians é loucura"
Esse início do Corinthians no Brasileirão é acima da expectativa. Nunca, desde que a competição passou a ser disputada no sistema de pontos corridos, uma equipe fez tantos pontos. Eu diria que é uma loucura em termos de percentual. Para se ter uma ideia, o Corinthians em oito jogos já fez o que o Flamengo, em 2008, fez em nove. Essa tinha sido a maior pontuação desde que o campeonato passou a ser disputado por 20 clubes. Timão e Fla somaram 22 pontos, mas com um jogo de diferença. Isso eu credito ao fato de o Corinthians estar focado apenas no Brasileirão. Outros clubes viverão isso daqui para frente também.

OS ÚLTIMOS CAMPEÕES

2006 - São Paulo - 78
2007 - São Paulo - 77
2008 - São Paulo - 75
2009 - Flamengo - 67
2010 - Fluminense - 71

NA 9º RODADA* 

2006 - São Paulo - 19
2007 - Botafogo - 18
2008 - Flamengo - 22
2009 - Internacional - 20
2010 - Corinthians - 21
*TIMÃO PODE CHEGAR A 25 PONTOS NESTA QUINTA-FEIRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário